José Gomes Ferreira

José Gomes FerreiraVida e Obra

José Gomes Ferreira nasceu no Porto a 9 de Julho de 1900 e morreu em Lisboa a 8 de Fevereiro de 1985.
Em Lisboa, onde passou a viver com a família aos quatro anos de idade, estudou nos liceus Camões e Gil Vicente. No Gil Vicente iniciou-se nos poetas saudosistas, chegando até a colaborar com Fernando Pessoa num soneto para a revista Ressurreição. O gosto e o talento pela música, quase tão fortes e reveladores quanto o talento e o gosto pela poesia, levaram-no mais ou menos por esta altura a compor uma obra sinfónica – Idílico Rústico –, que viria a ser estreada e executada pela orquestra David de Sousa, no Teatro Politeama. Aos 24 anos, José Gomes Ferreira concluiu a licenciatura em Direito e aos 25 anos seguiu para a Noruega, a fim de desempenhar o cargo de cônsul em Kristiansund. Mas, 1930 regressou a Portugal, abandonando a carreira diplomática para se dedicar a tempo inteiro ao jornalismo. Colaborou então na Presença, Seara Nova, Descobrimento, Imagem (revista de cinema), Kino, Sr. Doutor (a revista infantil em cujas páginas passou a publicar periodicamente As Aventuras de João Sem Medo, e Gazeta Musical e de Todas as Artes. Dedicou-se à tradução de filmes, sob o pseudónimo de Álvaro Gomes.

Leitura Escultórica
Escultura
Escultura em pedra Branco de Lioz, com crânio fixado tentando quebrar as regras da proporcionalidade, de propósito para estar de acordo com o perfil moral do escritor. A mão que parece atrás da cabeça e o braço numa posição quase penitente, significam um dorido olhar sobre a vida.

Leitura Poética
A sua representação aponta para o poeta militante, o João sem Medo que denuncia fraturas e injustiças sociais!
Denunciava os seus causadores. Escrita poética interventiva, de faceta ideológica inconfundível, plenamente assumida. Mais um exemplo da utilização da palavra poética como ferramenta política.

Escultor
Francisco Simões

Mecenas
Mota Engil, SGPS, S.A.

Consulte a sua obra no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras. Clique aqui.

Pétala 45

 

Seja sociável, partilhe !

    Deixar uma resposta